Hospital-escola da UFPB será campo de desenvolvimento das teses clínicas
Uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade de São Paulo (USP) vai viabilizar que interessados em fazer um doutorado em gastroenterologia com a chancela da USP possam participar do programa sem a necessidade de se deslocar para o Sudeste. A pós-graduação stricto sensu será realizada de forma híbrida, com aulas remotas e presenciais, que ocorrerão em João Pessoa, e o edital deve ser divulgado em breve.
Nesta sexta-feira, 3, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) vinculado à Rede Ebserh, sediou a apresentação oficial do Projeto de Cooperação Interinstitucional do Doutorado em Gastroenterologia UFPB-CCM/USP, que visa à qualificação de profissionais de nível superior.
Os professores Paulo Herman/USP e Fabrício Ferreira Coelho/USP, respectivamente coordenador e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências em Gastroenterologia da USP, vieram a João Pessoa para participar da solenidade. Eles ressaltaram a importância da parceria entre as duas instituições de ensino superior e explicaram que, conforme o projeto de cooperação interinstitucional, a USP será a entidade promotora do doutorado e a UFPB, a universidade receptora.
De acordo com Paulo Herman, uma cooperação técnica semelhante foi realizada entre 2002 e 2006 entre a USP e a Universidade Federal de Goiás (UFG), mas em nível de mestrado. “Nós temos o mesmo objetivo e expectativa em relação à UFPB. A troca de experiências é fundamental. Assim todos aprendemos e crescemos juntos”, comentou, ao destacar a relevância da parceria com a UFPB.
Em nível local, a coordenação do doutorado interinstitucional será feita pelo professor Cássio Oliveira (principal agente de viabilização da parceria entre a USP e a UFPB), tendo o gerente de Ensino e Pesquisa do HULW-UFPB, José Eymard de Medeiros, como subcoordenador. Cássio Oliveira afirmou que, como a maioria das teses do programa são teses clínicas, o hospital-escola da UFPB será campo de desenvolvimento dessas pesquisas. “Ao término do PCI- Doutorado em Gastroenterologia, a expectativa é que a UFPB crie seu próprio programa de pós-graduação stricto sensu em gastroenterologia”, disse.
A solenidade contou com a presença do reitor da UFPB, Valdiney Gouveia; do superintendente do HULW, Marcelo Tissiani; do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Fernando Guilherme; do pró-Reitor de Planejamento, Paulo de Tarso Costa; e do diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM), José Givaldo Melquíades, dentre outras autoridades. Na ocasião, tanto Gouveia quanto Tissiani destacaram a importância da cooperação interinstitucional para o aprimoramento dos profissionais da Paraíba e região. “Com as pós-graduações, podemos lançar luz sobre o verdadeiro DNA do nosso hospital, que é ser campo de prática para o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação”, afirmou o superintendente do HULW.
Saiba mais – O Programa de Pós-Graduação em Ciências em Gastroenterologia da USP foi criado em 2011 e começou a funcionar em 2012. Uma década depois, dispõe de conceito 5 junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/MEC), que é a entidade que realiza avaliação periódica dos cursos de pós-graduação (mestrados e doutorados) do País.
Unidade de Comunicação Social
HULW-UFPB – 03.06.2022
comunicação.hulw@ebserh.gov.br
(83) 3206-0664